10 anos da lei da cadeirinha. O que mudou?

Depois de 10 anos da famosa Lei da Cadeirinha (Resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)) que está em vigor no Brasil desde 2008 o país teve diversos conflitos ao redor da lei desde a sua implantação. Mudanças de texto, greves, paralisações e diversos conflitos ocorreram até que lei realmente “pegasse”. Em um primeiro instante a população em geral apoiou, a resistência de empresas de frete e transporte escolar lutaram pela flexibilidade, porém ainda sem uma definição clara sobre o uso obrigatório.

Apesar de toda a discussão ao redor da lei as cadeirinhas, boosters e itens de segurança em geral para crianças esses itens são imprescindíveis e entraram de forma definitiva no cotidiano da família brasileira em grandes centros, infelizmente no interior do nosso país esse item de grande importância entre crianças de 0 a 10 anos não é muito visto e considerado para seu uso, o que traz uma preocupação enorme quanto a segurança.


Para que você saiba qual é o melhor modelo a ser usado nós do eVolume buscamos detalhes do uso da cadeirinha e itens de segurança.

Os modelos de cadeirinha de veículos são ajustados de acordo com a idade de cada criança (0 a 10 anos). 

1) Bebês de até 1 ano de idade devem ser transportados no banco de trás do carro no bebê conforto, de costas.
2) Crianças entre 1 e 4 anos devem ficar na cadeirinha presa com o cinto e no banco traseiro.
3) Crianças com idade entre 4 e 7 anos e meio, deve ser utilizado um assento de elevação no banco de trás.
4) Crianças com idades entre 7 anos e meio e 10 anos devem utilizar apenas cinto de segurança no banco de trás.

É importante dizer que desde 1º de novembro de 2016 a multa para o motorista que não disponibilizar a cadeirinha para crianças de 0 a 10 anos no seu carro, passou de R$ 191,54 para R$ 293,47. Além disso leva 7 pontos na habilitação por ser considerado uma infração gravíssima com medida administrativa que é a retenção do veículo até que esse item obrigatório seja adquirido e disponibilizado no veículo.

Com uma frota de aproximadamente 100 milhões de automóveis no Brasil (Denatran,julho 2018)  nós da eVolume buscamos de uma forma simples e prática para que você tenha esse item de segurança sempre presente para crianças que estão ao seu redor. Entre já no eVolume e busque itens de segurança para crianças. Você irá se surpreender.

Grande abraço.
Equipe eVolume

Fontes(s):        http://www.denatran.gov.br/estatistica/635-frota-2018 (jul/2018)
http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2016/08/fiscalizacao-para-uso-de-cadeirinha-infantil-em-veiculos-sera-mais-rigida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posse ou acesso: uma abordagem do ponto de vista do custo total de propriedade

AS 5 MELHORES PRAIAS PRÓXIMAS A SÃO PAULO