Acondicionando adequadamente a bagagem: uma abordagem de segurança.


Todos nós sabemos o que devemos fazer antes de irmos curtir as férias: apertar os cintos, garantir que as crianças estão seguras, dentre outras questões. Contudo, muitos de nós erramos ao analisarmos alguns pontos importantes, além de subestimarmos regras de segurança. Especialmente, quanto às bagagens.
Ao transportamos grandes volumes de bagagens em veículos de passeio, em geral a distribuição da carga é feita de forma totalmente aleatória. Precisamos aceitar, e respeitar, algumas regras ou dicas que existem para nos dar mais segurança e que podem até salvar vidas, quando se trata de bagagem no veículo. Lembrem-se: itens pesados devem ir para o fundo do porta-malas e devem ser “ancorados” contra o banco de trás. Por quê? Porque, por exemplo, um reservatório de água de 17 litros. Num acidente, esses 17 litros se transformarão em meia tonelada de peso, batendo no banco de trás. Para evitar riscos indesejáveis com a física, coloque as coisas mais pesadas no fundo. E isso não é tudo: eles devem ser impedidos de deslizar para trás por meio de outras peças de bagagem ou amarras. Do contrário, tudo poderia vir para a frente durante uma frenagem repentina ou num acidente.
Os itens mais leves, como bolsas esportivas, esteiras de praia, e barcos de borracha; devem ser arrumados de uma maneira que preencha o espaço vazio em torno dos itens mais pesados. Não precisamos lembrar que se deve sempre evitar bagagens acima da linha os bancos traseiros! Isto porque ao realizar uma parada brusca, ou num eventual acidente, estes itens podem voar à frente e ferir os passageiros. Também é recomendável fixar as bagagens com correias de carga. Caso não haja passageiros na parte de trás, os cintos de segurança traseiros devem ser fechados em cruz para garantir estabilidade adicional ao banco traseiro.
Por fim, duas dicas para uma viagem de férias segura: devido à carga mais pesada a pressão dos pneus tem que ser ajustada. Além disso, o peso na traseira do carro eleva a frente. A fim de evitar que os faróis ceguem outros condutores, o feixe deve ser ajustado de acordo.
Um bom jeito de garantir volumetria e ao mesmo tempo equilíbrio da carga é a utilização de bagageiros de capota. Você pode encontrar o modelo ideal na plataforma eVolume. É preciso estar atento para o tipo de capota, se é lisa (sem longarinas), ou se já tem longarinas e neste último caso se é longarina “vazada” ou integrada.
Boa viagem!

Equipe eVolume
facebook.com/evolumebr


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posse ou acesso: uma abordagem do ponto de vista do custo total de propriedade

10 anos da lei da cadeirinha. O que mudou?

AS 5 MELHORES PRAIAS PRÓXIMAS A SÃO PAULO